Notícias

ERROS PRÉ-ANALÍTICOS NA ANÁLISE LABORATORIAL VETERINÁRIA

09/03/2020
Categoria(s):

Os resultados de exames laboratoriais sofrem influência de três fases distintas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Qualquer erro em uma dessas fases gera resultados incoerentes, que podem prejudicar o diagnóstico e ter consequências graves, como o direcionamento terapêutico inadequado ao paciente.  

Os erros na fase pré-analítica são responsáveis por aproximadamente 70% dos resultados de exames incoerentes. Esta é a fase que antecede a análise propriamente dita e compreende as etapas de: pedido de exame, preparação do paciente, coleta, identificação, armazenamento e envio da amostra.

A manutenção da integridade e funcionalidade das amostras é essencial para obtenção de resultados adequados e cabe ao médico veterinário a execução correta na fase pré-analítica, preservando as características das amostras. 

Listamos algumas das principais dificuldades encontradas na fase pré-analítica em amostras animais:

  • Coletas difíceis e tempo elevado de garroteamento. 
  • Movimentação brusca do animal durante a coleta. 
  • O estado de agitação do animal.
  • Atividade física recente.
  • Jejum para coleta das amostras. 

Entre as maiores alterações encontradas nas amostras, devido a erros na fase pré-analítica estão: lipemia, hemólise e presença de coágulos. Uma amostra lipêmica afeta os resultados dos exames, em razão da turbidez apresentada como consequência da alta concentração de lipídeos.  Já abordamos esse assunto no artigo: Lipemia em exames veterinários: por que é um problema?. Além disso, a Labtest disponibiliza em seu portfólio um produto inédito no mercado para remoção da lipemia em amostras animais, o DelipVET Ref. 1020. A hemólise ocorre devido ao rompimento das hemácias e extravasamento da hemoglobina. Já a presença de coágulos ocorre, principalmente, pela homogeneização inadequada da amostra. 

Cabe ao médico veterinário executar a fase pré-analítica com responsabilidade e excelência. Desta maneira, os resultados obtidos devem sempre ser avaliados em conjunto ao exame clínico do animal. 

A Labtest preparou um material especial a respeito dos erros pré-analíticos na análise laboratorial veterinária. Para compreender quais são os principais erros pré-analíticos, suas consequências nos resultados de exames e como minimizá-los, acesse: Erros pré-analíticos: a responsabilidade do clínico em resultados incoerentes. 

Fonte: https://labtest.com.br/erros-pre-analiticos-na-analise-laboratorial-veterinaria/

Voltar