Notícias

Imuno-Rápido PSA

07/01/2019
Categoria(s):

MERCADO ATUAL = Wama Diagnóstica disponibiliza kit mais sensível e específico capaz de detectar o antígeno prostático específico (PSA) em amostras de soro

A WAMA Diagnóstica, empresa líder no mercado de testes rápidos no Brasil, possui um aliado no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata: o kit Imuno-Rápido PSA. O teste que utiliza a metodologia imunocromatográfica faz a detecção semi-quantitativa do antígeno prostático específico com a finalidade de auxiliar na conduta médica para casos suspeitos de câncer de próstata.

 O antígeno prostático específico (PSA) é uma glicoproteína produzida pelas células prostáticas e é um componente normal do sêmen, sendo encontrado em baixa concentração na corrente sanguínea. Alterações na próstata podem ocasionar uma elevação nos níveis de PSA no sangue, os quais são úteis para o diagnóstico do câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata.

 O câncer de próstata está entre os cinco tipos de câncer mais comuns no mundo, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 68.220 casos no Brasil em 2018. Apesar da alta incidência desse tipo de câncer, a taxa de sobrevida dos pacientes também é alta – maior que 90% quando detectado precocemente.

 Em pacientes saudáveis as células da próstata estão alinhadas e apenas uma parte do PSA alcança a corrente sanguínea. Em pacientes acometidos pelo câncer de próstata, as células dessa glândula se encontram desorganizadas e as camadas entre a próstata e a corrente sanguínea ficam perturbadas.

 Como resultado, uma quantidade maior de PSA alcança a corrente sanguínea.

 Como o aumento na concentração de PSA é indicativo de alguma anormalidade, a quantificação desse antígeno é utilizada para o diagnóstico de doenças da próstata e para monitoramento da progressão do câncer de próstata.

 Segundo a Sociedade Americana de Câncer, pacientes que apresentam fatores de risco, como idade acima de 50 anos e histórico familiar, devem realizar o teste de PSA todo ano. De maneira geral, para pacientes que não apresentam fatores de risco, as indicações são:

 – Se a concentração de PSA for menor que 2,5 ng/ml, o teste deve ser realizado a cada dois anos;

– Se a concentração de PSA estiver entre 2,6 e 3,9 ng/ml, o teste deve ser realizado todo ano;

 – Por fim, se a concentração de PSA for maior que 4 ng/ml, deve ser realizada uma biópsia da próstata.

Segundo estudos realizados com homens acima de 50 anos, o câncer de próstata foi confirmado por biópsia em 25% dos casos que apresentavam níveis de PSA entre 2,5 a 4,0 ng/ ml, em 30% dos casos em que o PSA ficava entre 4 a 10 ng/ml e em 65% dos casos quando detectado acima de 10 ng/ml.

 A maioria dos testes rápidos disponíveis no mercado para detecção de PSA apresenta um cut-off de 4 ng/ml. Como consequência, uma parcela da população não é diagnosticada e não recebe tratamento médico adequado.

Com o objetivo de atender a população acometida pelo câncer que apresenta concentração de PSA entre 2,5 e 4 ng/ml, a WAMA Diagnóstica desenvolveu o kit Imunorápido PSA. Utilizando anticorpos monoclonais muito mais sensíveis e específicos, o teste é capaz de detectar com precisão amostras com concentração de PSA a partir de 2,5 ng/ml.

 Dessa forma, a WAMA Diagnóstica trabalhando sempre na melhoria contínua dos produtos, oferece um kit com ótimo desempenho, garantido pelo rígido controle de qualidade ao qual o produto é submetido, buscando alcançar a plena satisfação de seus clientes e parceiros

#wamadiagnostica #imunodiagnostico #sangueocultoultra #testerapido #diagnosticolaboratorial #reagentes

Fonte: Revista Labornews

Voltar