Notícias

O CARNAVAL ACABOU, O ANO COMEÇOU E É HORA DE PENSAR EM EXAMES DE ROTINA!

12/03/2019
Categoria(s):

Entenda a importância do check-up para prevenção e diagnósticos precoces

Agora que a folia acabou, é hora de voltar à rotina e isso inclui os cuidados com a saúde. É preciso cultivar bons hábitos no dia a dia, privilegiando a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Além disso, a visita regular ao médico também é fundamental para cuidar da saúde, prevenir doenças ou realizar diagnósticos precoces. Uma breve conversa com um especialista é suficiente para saber quais exames devem ser realizados e com qual periodicidade.

Os sintomas de que algo está errado ajudam a nortear a comunicação entre o médico e o paciente, auxiliando na identificação de possíveis enfermidades. No entanto, devido à complexidade do organismo humano, há casos em que sintomas somente aparecem quando as opções de tratamento são poucas. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico regular e a realização de exames de rotina.

Os exames de rotina, importantíssimos para a medicina preventiva, estão cada vez mais acessíveis, modernos e complexos. Um bom laboratório é essencial nesse sentido, pois ele irá fornecer resultados seguros e confiáveis. Com o auxílio de tecnologias, programas de rastreamento de doenças também estão ficando cada vez mais eficazes. Eles ajudam no cruzamento de dados presentes no histórico clínico do paciente, evitando problemas que podem surgir com o passar dos anos.

check-up regular é uma forma eficiente de verificar o estado de saúde de uma pessoa através de uma bateria de exames clínicos e outros complementares, como o hemograma, colesterol, glicemia, creatina, urina e fezes rotina e eletrocardiograma, entre outros.

Check-up por faixa etária

Cada faixa etária demanda exames específicos. Por exemplo, a audiometria, testes do pezinho, olhinho e coraçãozinho são exames primordiais que devem ser feitos em um recém-nascido. Indivíduos até os 10 anos devem realizar, regularmente, exames básicos de rotina, como fezes e urina, hemograma, glicemia, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis. No caso de mulheres de 20 a 65 anos, recomenda-se a ação de exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal, densitometria óssea e papanicolau. Quanto aos homens, exames de sangue para enzimas hepáticas, cálcio, sódio, enzimas hepáticas, ureia e creatina. Acima dos 50 anos, ambos os sexos, devem realizar periodicamente exames de colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e, no caso dos homens, exame de próstata.

E, você, já agendou sua consulta regular ao médico?

Fonte https://labtest.com.br/o-carnaval-acabou-o-ano-comecou-e-e-hora-de-pensar-em-exames-de-rotina/r

Voltar