Notícias

UROANÁLISE VETERINÁRIA: O DIAGNÓSTICO ANIMAL EM QUESTÃO

27/02/2019
Categoria(s):

Entenda como o exame de urina pode ajudar no diagnóstico de patologias em animais

A uroanálise é um procedimento simples, rápido e de baixo custo que fornece informações importantes acerca da saúde do animal. Seu uso auxilia no diagnóstico de patologias associadas ao metabolismo, infecções bacterianas e distúrbios renais, além de  monitorar a progressão e a eficácia dos tratamentos e, por fim, constatar a cura.

A primeira etapa do exame de urina consiste na análise dos aspectos físicos da amostra, tais como volume, cor, turbidez, odor e densidade. A segunda, por sua vez, diz respeito às características químicas e é realizada através de tiras reagentes como as do Uriquest Plus Vet Ref. 1005. Comercializado pela Labtest, ele é usado para determinação semiquantitativa rápida de glicose, corpos cetônicos, sangue, pH, proteína, nitrito e leucócitos que podem estar presentes na urina de pequenos e grandes animais.

O produto da Labtest foi desenvolvido especialmente para o diagnóstico animal e, diferente das tiras reagentes utilizadas para análise de amostras humanas, indica parâmetros relevantes, o que a deixa menos sujeita a erros de interpretação dos resultados.

A tira também possui a proteção contra a influência do ácido ascórbico. As áreas reagentes para avaliação de glicose e sangue sofrem grande interferência dessa substância, por isso, foram protegidas contra sua ação antioxidante. A vantagem da tecnologia é a redução na frequência de resultados falso-negativos e a necessidade de se obter nova amostra. As tiras reagentes ainda possuem uma haste suficientemente longa para facilitar a leitura e reduzir o risco de contato do operador com a amostra. Elas são formadas por um suporte plástico contendo sete áreas impregnadas com reagentes químicos. Uma reação de cor se desenvolve quando elas entram em contato com a urina.

A última etapa da uroanálise veterinária é a sedimentoscopia, aplicada para contagem das estruturas celulares, identificação de microorganismos, cilindros, células e cristais. Este é um exame de maior sensibilidade e depende exclusivamente de uma boa preparação da amostra, bem como da prática do patologista responsável e do uso correto do microscópio.

A uroanálise pode ser um grande aliado dos veterinários. O diagnóstico obtido é conclusivo e, aliado aos resultados das análises hematológicas e bioquímicas, de anamnese e do histórico clínico do animal, corrobora para a identificação e posterior tratamento de doenças com maior rapidez e exatidão.

Fonte:https://labtest.com.br/uroanalise-veterinaria-o-diagnostico-animal-em-questao/

Voltar