Notícias

Wama Diagnóstica inova e traz para o mercado um novo conceito em teste rápido para a quantificação de Procalcitonina

21/03/2019
Categoria(s):

A sepse é uma síndrome caracterizada por um processo inflamatório sistêmico causada por uma infecção. De acordo com dados publicados recentemente, a sepse alcançou o segundo lugar em óbitos de causas não cardíacas no mundo e é a principal causa de morte em UTIs. No Brasil, a forma mais grave desta síndrome possui taxas de mortalidade duas vezes maior que a média mundial, demonstrando ser este um problema de saúde pública.

O diagnóstico rápido e preciso para direcionar e determinar o início do tratamento é essencial neste contexto. Até o momento, alguns marcadores pouco específicos são utilizados para auxiliar o diagnóstico da Sepse, em geral, proteínas de fase aguda e interleucinas. Contudo, estudos recentes descreveram a Procalcitonina como um marcador mais sensível e mais específico para este fim, quando comparado aos outros marcadores.

 A Procalcitonina (PCT) é um peptídeo de 116 aminoácidos precursor da calcitonina, hormônio envolvido na homeostase do cálcio. Em condições fisiológicas normais, a Procalcitonina é produzida por células neuroendócrinas da tireóide e é encontrada em níveis séricos muito baixos, próximos à 0,1 ng/mL.

Diante de um estímulo infeccioso bacteriano não limitado a um órgão, a produção extratireoidiana é rapidamente ativada e após 3 a 6 horas os níveis séricos deste peptídeo alcançam concentrações muito altas. Isto porque a procalcitonina desempenha um papel muito importante na resposta do hospedeiro ao patógeno, que inclui funções quimotáxicas e modulação da enzima óxido nítrico-sintetase induzível (iNOS). Durante a infecção, a Procalcitonina permanece intacta e circulante.

Por isso, a quantificação da PCT tem grande utilidade como um marcador de sepse severa e tem sido amplamente utilizada como biomarcador de prognóstico, através de determinações seriadas.

 O kit Imuno-Rápido Quanti Procalcitonina da WAMA Diagnóstica é um teste imunocromatográfico fluorescente quantitativo altamente sensível e específico para detecção dos peptídeos de Procalcitonina no sangue total, soro ou plasma humano. Esta alta eficiência dos testes é alcançada através do uso de anticorpos monoclonais criteriosamente selecionados e dos marcadores fluorescentes, que atribuem maior sensibilidade à reação.

 Mais uma vez, a WAMA Diagnóstica inova o mercado laboratorial oferecendo um teste rápido, com tempo de reação de apenas 15 minutos, com alta sensibilidade e especificidade, que apenas os equipamentos mais rebuscados podem oferecer. Estes benefícios são oferecidos com a qualidade de mais de 25 anos em desenvolvimento de produtos para laboratório certificada pelo rígido controle de qualidade ao qual cada produto é submetido.

Fonte: Revista labornews/janeiro2019

Voltar