SOCRAM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog

No nosso Blog você confere as principais notícias, dúvidas e informações sobre produtos e equipamentos para exames laboratoriais. Confira abaixo!

Centrífuga de laboratório: O que é, cuidados e riscos!

centrifuga de laboratorio o que e cuidados e riscos
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

As centrífugas de laboratório são equipamentos muito importantes e amplamente utilizados em diferentes áreas da ciência, como biologia, química e medicina. Essas máquinas são projetadas para girar amostras a altas velocidades, separando diferentes componentes com base em sua densidade.

Elas podem ser usadas em uma variedade de aplicações, como separação de células, purificação de proteínas, isolamento de DNA e RNA, separação de partículas coloidais e muitos outros. A escolha do tipo de centrífuga e as condições de operação dependem das características da amostra e do objetivo do experimento.

Esse equipamento funciona convertendo a energia elétrica em energia mecânica, que é usada para girar o rotor, o qual contém as amostras. O rotor é colocado dentro de uma câmara, que é projetada para lidar com as altas velocidades envolvidas e para garantir a segurança do usuário.

Existem diferentes tipos de centrífugas de laboratório, que variam de acordo com o tamanho, a capacidade, a velocidade máxima e o tipo de rotor. As centrífugas de bancada são as mais comuns e são geralmente usadas para pequenas amostras, enquanto as centrífugas de alta capacidade são usadas para amostras maiores. As centrífugas refrigeradas são especialmente projetadas para manter as amostras a temperaturas baixas durante a centrifugação.

Além dessa, podemos incluir as centrífugas de mesa, microcentrífugas e ultracentrífugas. As centrífugas de mesa são capazes de girar a uma velocidade de até cerca de 20.000 rpm. Já as microcentrífugas são menores e podem girar a velocidades mais altas, geralmente em torno de 14.000 a 18.000 rpm. As ultracentrífugas são capazes de girar a velocidades extremamente altas, geralmente acima de 50.000 rpm, e são usadas para separar partículas muito pequenas, como proteínas e ácidos nucleicos.

Quais cuidados você deve ter ao usar uma centrífuga de laboratório?

As centrífugas de laboratório são equipamentos de grande importância e utilizados em diversos procedimentos em laboratórios de pesquisa e análises clínicas. Para garantir a segurança do usuário e a qualidade dos resultados, é importante ter alguns cuidados com esses equipamentos, tais como:

  • Seguir as instruções do fabricante: É importante ler o manual de instruções da centrífuga antes de usá-la e seguir as recomendações do fabricante em relação à operação, manutenção e limpeza do equipamento.

  • Verificar a capacidade da centrífuga: A capacidade da centrífuga deve ser verificada antes de utilizar o equipamento para garantir que a quantidade de amostra a ser centrifugada não exceda a capacidade máxima da centrífuga.

  • Utilizar tubos de centrífuga adequados: É importante utilizar tubos de centrífuga adequados para o modelo de centrífuga utilizado, garantindo que os tubos sejam compatíveis com a velocidade e força de rotação da centrífuga.

Quais os riscos do seu uso?

A centrífuga de laboratório é uma ferramenta importante para separar componentes líquidos ou sólidos em uma amostra, mas também pode apresentar riscos se não for usada corretamente. Alguns desses riscos incluem:

  • Riscos mecânicos: O rotor da centrífuga gira a altas velocidades, e se não for devidamente equilibrado ou preso corretamente, pode levar a vibrações, deslocamento ou até mesmo rompimento do rotor, que pode causar danos a si mesmo, aos equipamentos ou a outros objetos próximos.

  • Riscos elétricos: A centrífuga de laboratório é um equipamento elétrico, e pode haver riscos associados a falhas na fiação elétrica ou em outras partes do sistema elétrico da centrífuga.

  • Riscos químicos: Se a centrífuga for usada para manipular amostras que possam ser perigosas ou tóxicas, pode haver riscos de contaminação ou inalação de produtos químicos.

  • Riscos biológicos: Se a centrífuga for usada para manipular amostras biológicas, pode haver riscos de exposição a patógenos e outras substâncias biológicas.

  • Riscos de incêndio: Se a centrífuga for usada em ambientes com gases ou vapores inflamáveis, pode haver riscos de explosão ou incêndio.

Para minimizar esses riscos é importante seguir as instruções de operação fornecidas pelo fabricante e sempre usar equipamentos de proteção adequados como luvas, óculos de proteção e jalecos.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em alguma centrífuga? Confira em nosso site os melhores equipamentos do mercado e no nosso blog você sempre pode ficar bem antenado nesse tipo de conteúdo.


Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!